
“O mercado de treinamento evoluiu muito nos últimos anos e tem oferta abundante de cursos e certificações, mas ainda é carente em cursos específicos para gestão de tecnologia da informação que visem complementar a formação de técnicos e executivos da área. Isso talvez seja reflexo da falta de investimentos pelas próprias empresas, que costumam aplicar pouco mais de 6% do seu orçamento de TI em treinamento, sendo que mais da metade desse percentual é direcionado ao treinamento técnico, e, o restante, ao treinamento gerencial. Mas essa realidade está começando a mudar pela própria exigência mercadológica de alinhamento da TI aos negócios corporativos. Hoje, melhores práticas de gestão de TI - como as orientadas pelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e pelo CobiT (Objectives for Information and Related Technology) - levam os profissionais da área a buscar informações que ampliem a sua visão estratégica. Mais do que entender de bits e bytes é preciso que o profissional de TI se prepare para conhecer o negócio da empresa para a qual trabalha, poder gerar diferencial e ser valorizado. Vamos encarar um novo “boom” do mercado de TI nos próximos anos. Pesquisas revelam que o setor vai crescer cerca de 6% ao ano até 2008. Consequentemente, os investimentos em tecnologia e em treinamento crescerão também. O profissional do segmento de treinamento em TI é o especialista instrutor. Falar do seu perfil é falar de alguém com profundo conhecimento e experiência prática, alguém que deve estar sempre um passo à frente na sua área de atuação e que tenha, naturalmente, um talento em comunicação, para que possa saber expressar o seu conhecimento e se fazer bem entender.” Cristina Turnes é Diretora geral da CT.COM.