quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nas Nuvens: "Brasscom quer Brasil como polo de cloud computing"





O diretor de infraestrutura e convergência digital da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), Nelson Wortsman, afirmou nesta quarta-feira, 4/5, que a computação em nuvem deverá ser uma das prioridades da entidade este ano. “Nosso objetivo é transformar o Brasil em um polo de atração para data centers”, disse.

De acordo com o executivo, em relação a outros países, o Brasil reúne hoje algumas condições privilegiadas para operações deste tipo: é econômica e politicamente estável, não sofre com desastres naturais e não é alvo de ações terroristas, por exemplo. Isso tem chamado a atenção de algumas empresas que já estão instalando aqui data centers para a prestação de serviços de nuvem em nível global.

“A questão é que as escolhas feitas até aqui foram definidas por razões comerciais. O Brasil representa 40% do mercado latino-americano e é interessante estar próximo da maior parte dos clientes, mas há ressalvas”, disse. Para Wortsman, se algumas barreiras forem eliminadas, o País pode se tornar uma opção natural e assistir a uma verdadeira avalanche de implementação de data centers.

“Contra este movimento temos hoje a carga tributária, as tarifas impostas à importação e o custo de energia, que aqui é altíssimo. Alguns setores estão trabalhando para desonerar a carga sobre a energia”, lembra. Para derrubar estas barreiras, a Brasscom vem trabalhando junto ao governo federal.

“Em junho realizaremos um evento com o governo. O objetivo é apresentar o conceito de cloud computing, mostrar as oportunidades que estão se apresentando e iniciar um processo de evangelização que deve resultar em medidas que favoreçam a instalação destas operações por aqui”, concluiu.


:: Fábio Barros :: 04/05/2011

Nenhum comentário: