sexta-feira, 10 de junho de 2011

Logica leva a virtualização de desktops para a nuvem

 
A Logica anunciou durante a Conferência Gartner Outsourcing 2011 a oferta de um serviço de virtualização de desktops baseado em cloud computing. Além dos equipamentos virtualizados, a oferta inclui serviços agregados de controle e manutenção dos ambientes de TI envolvidos no contrato.
Helder Ferrão, diretor de desenvolvimento de negócios da Logica, explica que a companhia construiu uma nuvem privada em seu data center, onde o serviço será hospedado. “O foco do serviço é virtualizar o ambiente, permitindo que os usuários acessem seus sistemas por qualquer equipamento com acesso a web, seja um tablete, um smartphone ou um notebook”, explica.
Com o serviço, os pacotes de produtividade do cliente ficam hospedados na nuvem da companhia e são acessados pelos usuários por meio de um browser. Além disso, a Logica pode definir perfis de usuários e hospedar os aplicativos relativos a cada perfil em sua nuvem. “Por exemplo, os usuários da área financeira precisam ter o Excel em seu pacote de produtividade. Outro grupo de usuários que não precise, não terá”, diz o executivo.
A criação dos perfis, de acordo com Ferrão, facilita também o gerenciamento do ambiente, uma vez que eventuais problemas são resolvidos no aplicativo hospedado na nuvem, o que beneficia todos os usuários.
O executivo explica que o serviço pode ser adquirido em módulos, que incluem virtualização, manutenção dos equipamentos, aquisição e gerenciamento de novas licenças, antivírus, pacotes de software de mercado, administração de licenças existentes etc. “O cliente é que vai definir que partes do serviço ele vai precisar. Isso garante que ele preserve investimentos já feitos e nós incorporamos o serviço ao restante”, explica.
O serviço já está sendo comercializado pela Logica com quatro perfis básicos que podem ser complementados com aplicativos específicos. A cobrança será mensal e calculada de acordo com o perfil e a quantidade de usuários.
“Por enquanto temos dois pilotos em andamento. Em um deles o cliente está utilizando nosso pacote full, com todas as funcionalidades. No outro, virtualizamos apenas o aplicativo GIS (sistema de informação geográfica) do cliente, facilitando o acesso das equipes de campo”, diz.
Quebrando resistências
Ferrão afirma que o produto foi pensado com o objetivo de quebrar a resistência das áreas de TI a adoção da nuvem. “Por isso começamos pelo desktop. Aqui colocamos na nuvem o meio de acesso dos usuários às aplicações. Não é o core da empresa e pode ser revertido a qualquer momento”, diz, lembrando tratar-se de uma forma de as empresas testarem a nuvem, sem riscos na implementação.
O serviço também traduz a abordagem que a Logica pretende dar à computação em nuvem: sem o uso de nuvens públicas e apostando em projetos sob demanda que levem o ambiente do cliente para o data center da companhia ou construindo nuvens privadas para eles.
“No futuro devemos criar um ambiente de nuvem onde possamos vender capacidade de modo temporário, atendendo demandas sazonais. Vamos tentar viabilizar soluções nesse sentido”, disse.

 Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing
:: Da redação :: 10/06/2011

Nenhum comentário: